A Cia

Ilustre Cia Teatral – Histórico 2004 - 2011
A equipe que compõe a Diretoria da Escola Nacional de Teatro, embora tenha como principal função a administração e coordenação pedagógica da escola, é formada por artistas que buscam permanecer constantemente em atividade na direção e produção teatral. A partir dessa necessidade dos diretores Renato Jacob e Andréa Weber surgiu a idéia da formação de uma Cia que contribuísse também com a profissionalização dos alunos da E.N.T.
O primeiro espetáculo aconteceu em 2004, dirigido por Renato Jacob, “Navalha na Carne” permaneceu em cartaz no teatro da E.N.T. Este primeiro trabalho não teve objetivos de pesquisa que vieram a ocorrer a partir de 2007.
Em 2006, Andréa Weber, após série de pesquisas sobre a dramaturgia inglesa, dirige “A Importância de Ser Fiel” de Oscar Wilde
A partir de 2007 o elenco da Cia se consolidou de maneira estável e a ele agregou-se uma nova figura na direção dos espetáculos: Rosangela Bento. Neste momento os trabalhos da Cia dividiram-se em três linhas diferentes:
·         Comédias Clássicas
·         Infantis
·         Criações coletivas
Falsos Diálogos foi o primeiro espetáculo da linha “criações coletivas” onde cinco obras da literatura nacional foram dissecadas e uma obra teatral foi construída unindo personagens e estórias das obras pesquisadas. O espetáculo foi amplamente difundido e apresentado em escolas da região abrindo espaço para debates sobre autores, obras e o processo de criação coletiva.
Em 2008, Moliére e Tchekhov foram escolhidos por Andréa Weber e Renato Jacob, respectivamente, para dar início à linha “Comédias Clássicas” com “O Doente Imaginário” e “Um Pedido de Casamento”.
“O Doente Imaginário” foi adaptado e trazido ao contexto da atualidade através da análise dos arquétipos determinados pelo autor que foram facilmente linkados com tipos dos “tempos modernos”. O elenco esbanjava química e descontração, dando ao espetáculo vitalidade única a cada apresentação. O espetáculo representou a Cia no Festival Celso Ribeiro em Ribeirão Pires, onde o ator Tales Jaloretto levou o prêmio de Melhor Ator.
“Um Pedido de Casamento” foi desenvolvido através da pesquisa e possibilidade de exploração do teatro do absurdo aliado à obra de Tchekhov, muito bem recebido pelo público, permaneceu em cartaz por um ano, sendo convidado a apresentar no Teatro Euclides Menato em Ribeirão Pires.
No mesmo ano, Rosangela Bento dedicou-se a dois projetos de criação coletiva:
Um espetáculo adulto tendo como tema os diversos tipos de pessoas que podem morar numa pensão de uma grande cidade, daí nasceu o espetáculo “Pensão o que?”
um espetáculo infantil “Quarteto em ¼” que teve como tema a exploração do imaginário pelas crianças e quais suas possibilidades dentro de um quarto. O espetáculo teve temporada de um ano, sendo apresentado em escolas do ABC e de SP.
Em 2009 as “Comédias Classicas” deram lugar às “Tragédias Históricas”:
“Os Amantes de Teruel”, seu texto foi adaptado com base em duas obras do mesmo tema, sendo uma de Tirso de Molina e uma de Juan Eugenio, ambas abordam a trágica história de amor entre dois jovens da cidade de Teruel na Espanha. O texto com estrutura não linear, fragmentada, mais próximo de um roteiro de cinema do que da estrutura dramatúrgica teatral, possibilitou o desenvolvimento de intervenções simbólicas e subjetivas criadas pelo grupo afim de alinhavar as cenas e o espetáculo em si. Sensível e épico, a cena de luta de espadas tirou o fôlego do público.
“Salomé” de Oscar Wilde, dirigido por Rosangela Bento, foi concebido em encenação de arena trazendo o público para dentro da festa de Heródes. Grande trabalho de preparação corporal dos atores.
Na linha da criação coletiva, partindo do tema educativo da saúde bucal foi desenvolvido “ A Menina que não Queria ter Dentes”. O grande desafio foi a especificidade do publico escolhido: crianças entre 3 e 6 anos, focamos assim na pesquisa pedagógica, nos instrumentalizando para alcançar, através da nossa arte, crianças em idade pré escolar.
“A Cigana Disse que eu Ia Ser Feliz” foi um projeto pessoal da diretora Andréa Weber incorporado à Cia que tinha a atriz perfeita para viver o papel principal. Com o aval da autora Maria Dudah Senne o espetáculo conquistou platéias, sendo remontado em 2010 para mais uma bem sucedida temporada.
Em 2010 iniciou-se uma reestruturação onde paralelamente à produção de espetáculos eram repensados os objetivos da Cia.
“Jaula de Amor” espetáculo da dramaturga uruguaia Marianella Morena foi traduzido e dirigido por Andréa Weber levando o elenco à grande pesquisa e aprofundamento no tema da violência doméstica, da dependência afetiva e da submissão à agressão. Tenso, o espetáculo causou impacto e incomodou o publico, objetivo atingido.
“Uma Viagem Encantada” manteve a produção de espetáculos infantis
A “I Mostra Experimentos” foi um olhar sobre a dramaturgia brasileira, com cenas curtas dos principais textos de Timochenko Wehbi, Guarnieri, Plinio Marcos e Dias Gomes.
De 2004 a 2010 passaram pela Cia mais de 30 atores, a reestruturação ocorrida entre 2010 e 2011 teve por objetivo:
  • Manter os atores que compunham o elenco há mais tempo e cujos objetivos estavam de acordo com os da Cia.
  • Convidar talentos que estavam despontando nos cursos da E.N.T
Na direção permaneceram apenas Andréa Weber e Renato Jacob. Ao elenco estável podem agregar-se atores e/ou diretores convidados a cada produção.
Em 2011 a Cia passa a dedicar-se a outras três linhas de atividades:
  • Projetos de entretenimento, sem comprometimento com pesquisa
“O Deus nos Acuda” comédia de Braulio Pedroso, dirigida por Renato Jacob.

  • Projetos de pesquisa estética / metodológica/ artística.
“Um Inimigo do Povo”, de Ibsen, dirigido por Andréa Weber

  • Atividades de Formação de Público
“Ciclo de Leituras Dramáticas”
De fevereiro a junho de 2011, a cada 3º sábado do mês é realizada uma leitura dramática no Teatro Hamlet, a E.N.T, com objetivo de levar ao publico esse formato pouco explorado na região.
Fev/2011 – Jaula de Amor – de Marianella Morena
Mar/2011 – O Assalto – de José Vicente
Abril/2011 – Dois Perdidos numa Noite Suja – de Plínio Marcos
Maio/2011 – Algo em Comum – de Harvey Fierstein
Jun/2011 – A Invasão – de Dias Gomes

“Mix Teatro”
Terá sua primeira edição em agosto de 2011. Aguardem!